Vídeo da Nasa exibe chuva de plasma no Sol

Marcadores:



Vídeo da Nasa exibe chuva de plasma no Sol


São Paulo - A Nasa divulgou um vídeo que mostra uma chuva de plasma no Sol. O fenômeno aconteceu em 19 de julho de 2012, mas o vídeo só foi divulgado recentemente.
Nesse dia, aconteceram várias erupções na superfície do Sol. Uma delas produziu ejeção de massa coronal, que enviou luz e radiação para o espaço. O evento foi seguido de uma chuva coronal magnética, ou seja, uma chuva de plasma.
Uma explosão solar é uma intensa erupção de radiação derivada da liberação de energia magnética associada com manchas solares. A tempestade solar, por exemplo, acontece quando um fluxo de radiação viaja pelo espaço até atingir o campo magnético da Terra.
Vale lembrar que o evento não é anormal. O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013.
As imagens foram capturadas pelo instrumento AIA, da sonda Solar Dynamics Observatory (SDO). O SDO estuda, desde 2010, os fenômenos que acontecem no Sol e, de alguma forma, interferem na Terra.
O vídeo é em time-lapse. Isso significa que cada segundo do vídeo equivale a cerca de 6 minutos em tempo real. A chuva completa durou 10 horas.
Veja o vídeo abaixo:
fonte : Info Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Só Nerdice © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter